A Proposta Pedagógica da Escola Dante Grossi foi elaborada de forma participativa pela Direção, Educadores, Servidores da
Escola, Estudantes e Pais da Escola Estadual de Ensino Médio Dante Grossi.
É um projeto coletivo, onde diferentes segmentos
estruturais planejam e criam princípios e metas orientadoras, que manterão a identidade da Escola. É construído e
vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o
processo educativo.
A Proposta foi elaborada após muitos encontros,
pesquisas e entrevistas. Contém o diagnóstico da realidade, as metas e
estratégias, com suas respectivas finalidades.
Filosofia da Escola
Oferecer
aos estudantes dos diferentes níveis de ensino- Ensino Fundamental e Ensino
Médio, uma educação de qualidade, baseada em valores éticos e morais,
assegurando-lhe o direito a uma educação de vanguarda, necessária à formação
humana integral, propiciando momentos de partilha e convivência com as
diferenças, praticando a solidariedade, em uma perspectiva sustentável.
Missão
Oferecer ao estudante uma educação de qualidade, assegurando-lhe a formação indispensável para o exercício da cidadania numa perspectiva de realização pessoal, aperfeiçoamento constante e envolvimento social e solidário.
Nossos Valores
RESPEITO- primamos pelo respeito à individualidade e a diversidade do
pensamento.
TOLERÂNCIA- buscamos empatia nas relações.
ÉTICA- cultivamos o profissionalismo.
CRIATIVIDADE- fomentamos o pensamento criativo, crítico e reflexivo.
SABEDORIA- valorizamos o saber formal e o saber popular(cultura)
INTEGRAÇÃO- buscamos incessantemente a união da família/escola
SOLIDARIEDADE- convivemos de forma solidária e cooperativa com a sociedade.
Objetivos
do Estabelecimento
ENSINO FUNDAMENTAL
Propiciar ao aluno a prática da cidadania como participação social e política,
assim como exercício de direitos e deveres
políticos, civis e sociais, adotando, no dia a dia, atitudes de solidariedade,
cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro
e exigindo para si o mesmo
respeito;
Propiciar ao aluno, posicionar-se criticamente, responsavelmente e construtivamente
diante das diferentes situações sociais,
utilizando a reflexão e o discurso como forma de mediar conflitos e de tomar decisões individuais ou coletivas;
Ofertar o conhecimento das características fundamentais do Brasil e do
mundo nas dimensões sociais, materiais e
culturais como meio para
construir progressivamente a noção
de identidade nacional e pessoal e o
sentimento de pertinência ao país e ao mundo; Ofertar o conhecimento e
valorização da pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos
socioculturais de outros povos e
nações, posicionando-se contra qualquer
preconceito e discriminação baseados em diferenças culturais, de classe social,
de crenças, de sexo, de etnia, de condições
físicas/mentais/motoras ou outras características individuais e sociais;
Favorecer a percepção do aluno como integrante,
dependente e agente transformador do meio ambiente;
Desenvolver no aluno o
conhecimento pessoal em suas capacidades
afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de
inter-relação pessoal e de inclusão social , para agir com perseverança na busca de conhecimento
e no exercício da cidadania, transformando positivamente os ambientes;
Levar o aluno a conhecer o próprio corpo e seus cuidados, valorizando-o e adotando
hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos
da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à saúde individual e coletiva;
* Propiciar o uso das diferentes
linguagens - verbal, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal como
meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos
e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de
comunicação;
* Favorecer o conhecimento e utilização das diferentes fontes de
informação e recursos tecnológicos para aquisição e
construção de conhecimentos;
Levar o aluno a
questionar a realidade,
formulando e resolvendo problemas, utilizando pensamento lógico, criatividade, intuição, análise, selecionando procedimentos, argumentando e verificando sua adequação, para poder
intervir de maneira propositiva em diferentes situações.
ENSINO MÉDIO
Favorecer a aquisição dos conhecimentos básicos, a preparação científica e a
capacidade para utilizar as diferentes tecnologias relativas às áreas de
atuação;
Levar o aluno a compreender os fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria
com a prática, no ensino de cada disciplina;
Levar
o educando a aprimorar-se como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da
autonomia intelectual e do pensamento crítico;
Aprender
a trabalhar em equipe, dispondo-se a aceitar
críticas, a emitir opiniões e sugerir;
Desenvolver no aluno, as
capacidades de pesquisar, buscar informações,
analisá-las e selecioná-las, da capacidade de aprender, de criar, de
formular, ao invés do simples exercício de memorização;
Desenvolver no aluno, as capacidades de observar, analisar e sintetizar,
aplicando as etapas do Método Científico em diferentes situações;
Identificar todas as formas
contemporâneas de linguagem, Internet-mídias sociais;
*
Levar o aluno a praticar o desenvolvimento
da capacidade de estimular pelas palavras, imagens, sons,
gestos e expressões;
Levar o educando a erradicar de
sua vida todas as formas de preconceito, discriminação e intolerância
religiosa, racial, social... ; Desenvolver
no educando o senso de responsabilidade e respeito pelo outro;
Resgatar no educando a essencialidade da escola, enquanto local de
apropriação-reelaboração e construção de
conhecimentos para compreensão e transformação da realidade social;
Levar
o aluno a conceber a articulação das disciplinas a partir:
a) Do trabalho – enquanto uma das
principais atividades humanas produtoras de riqueza e formas de interação do
ser humano com a natureza e com o mundo social.
b)Da história social das obras culturais –
que implica apreender o movimento histórico no processo de produção do
conhecimento e compreendendo-o enquanto transitório.
Desenvolver no aluno a prática da política da
igualdade, respeitando a diversidade.
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