quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Proposta Pedagógica



A Proposta Pedagógica da Escola Dante Grossi foi elaborada de forma participativa pela Direção, Educadores, Servidores da Escola, Estudantes e Pais da Escola Estadual de Ensino Médio Dante Grossi.
É um projeto coletivo, onde diferentes segmentos estruturais planejam e criam princípios e metas orientadoras, que manterão a identidade da Escola. É construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo.
A Proposta foi elaborada após muitos encontros, pesquisas e entrevistas. Contém o diagnóstico da realidade, as metas e estratégias, com suas respectivas finalidades.


                                  Filosofia da Escola                                                                                       
                 Oferecer aos estudantes dos diferentes níveis de ensino- Ensino Fundamental e Ensino Médio, uma educação de qualidade, baseada em valores éticos e morais, assegurando-lhe o direito a uma educação de vanguarda, necessária à formação humana integral, propiciando momentos de partilha e convivência com as diferenças, praticando a solidariedade, em uma perspectiva sustentável.    
    

Missão

Oferecer ao estudante uma educação de qualidade, assegurando-lhe a formação indispensável para o exercício da cidadania numa perspectiva de realização pessoal, aperfeiçoamento constante e envolvimento social e solidário.


                                                  Nossos Valores

RESPEITO- primamos pelo respeito à individualidade e a diversidade do pensamento.
TOLERÂNCIA- buscamos empatia nas relações.
ÉTICA- cultivamos o profissionalismo.
CRIATIVIDADE- fomentamos o pensamento criativo, crítico e reflexivo.
SABEDORIA- valorizamos o saber formal e o saber popular(cultura)
INTEGRAÇÃO- buscamos incessantemente a união da família/escola
SOLIDARIEDADE- convivemos de forma solidária e cooperativa com a sociedade.




                                                  Objetivos do Estabelecimento  

  ENSINO FUNDAMENTAL

    Propiciar ao aluno a  prática  da  cidadania  como participação social  e  política,  assim  como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia a dia, atitudes de solidariedade, cooperação e  repúdio  às  injustiças, respeitando  o  outro e exigindo para si  o mesmo respeito;                                                                                                                                     
  Propiciar ao aluno, posicionar-se criticamente,  responsavelmente  e  construtivamente  diante das diferentes situações sociais, utilizando a reflexão e o discurso como forma  de  mediar conflitos e de tomar decisões individuais ou coletivas;                                                                                                                                                                Ofertar o conhecimento das características fundamentais do Brasil e do mundo nas dimensões  sociais, materiais e  culturais  como  meio  para  construir  progressivamente  a  noção  de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país e ao mundo;                                                                                                                                                                    Ofertar o  conhecimento e valorização da pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem  como  aspectos   socioculturais  de  outros  povos  e  nações,  posicionando-se  contra  qualquer preconceito e discriminação baseados em diferenças culturais, de  classe  social, de crenças,  de  sexo, de etnia, de condições físicas/mentais/motoras ou outras características  individuais e sociais;
  Favorecer a percepção do aluno  como  integrante,  dependente  e  agente  transformador  do meio ambiente;                                                                                
  Desenvolver  no  aluno  o   conhecimento   pessoal   em   suas   capacidades   afetiva,  física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal  e  de  inclusão social , para agir  com  perseverança na busca  de  conhecimento e no exercício da cidadania, transformando positivamente os ambientes;                                                                                                                                                               
  Levar o aluno a conhecer o próprio corpo e  seus cuidados, valorizando-o e adotando hábitos saudáveis como  um dos aspectos básicos da qualidade  de  vida  e  agindo com  responsabilidade  em relação à saúde individual e coletiva;                                                                                                                                            *       Propiciar o uso  das diferentes linguagens - verbal, musical,  matemática, gráfica, plástica e corporal como meio para  produzir,  expressar  e  comunicar  suas  ideias,  interpretar e  usufruir  das produções culturais, em contextos públicos e  privados, atendendo  a diferentes intenções e situações de comunicação;                                                                                                                                               *       Favorecer o  conhecimento e  utilização  das  diferentes  fontes  de  informação  e  recursos tecnológicos para aquisição e construção de conhecimentos;                                                                                                                                                                                 
  Levar  o  aluno  a  questionar  a  realidade,  formulando e resolvendo problemas,  utilizando pensamento  lógico,  criatividade,  intuição,  análise,  selecionando  procedimentos, argumentando  e verificando  sua  adequação,  para  poder  intervir de  maneira  propositiva  em   diferentes  situações.

ENSINO MÉDIO   
                                                                                                                                                                     
 Favorecer a aquisição dos  conhecimentos básicos, a  preparação científica  e  a capacidade para utilizar as diferentes tecnologias relativas às áreas de atuação;                                                                                                                                                            
 Levar o aluno  a  compreender  os  fundamentos  científicos  e  tecnológicos  dos  processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina;                                                                                                                                                
 Levar o educando  a  aprimorar-se  como  pessoa  humana,  incluindo  a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;                                                                                                                                                  
 Aprender  a  trabalhar em equipe, dispondo-se a aceitar críticas, a emitir opiniões e sugerir;                                                                                                                         
Desenvolver  no  aluno,  as  capacidades  de  pesquisar,  buscar  informações, analisá-las e selecioná-las,  da  capacidade  de  aprender,  de  criar,  de  formular,  ao invés do simples exercício de memorização;

Desenvolver no aluno, as capacidades de observar, analisar e sintetizar, aplicando as etapas do Método Científico em diferentes situações;                                                                                                                                                                           
  Identificar todas as formas contemporâneas de linguagem, Internet-mídias sociais;                                                                                                                *         
 Levar  o  aluno a praticar  o  desenvolvimento  da  capacidade  de estimular pelas palavras, imagens, sons, gestos e expressões;                                                                                                                                                               Levar o  educando a erradicar de sua vida todas as formas de preconceito, discriminação e intolerância religiosa, racial, social... ;                                                                                                                    Desenvolver no educando o  senso  de responsabilidade  e  respeito  pelo  outro;                                                                                                                                                            Resgatar  no  educando  a essencialidade  da  escola, enquanto  local  de  apropriação-reelaboração e construção de conhecimentos  para compreensão  e transformação da realidade social;                                                                                                                      
Levar o aluno a conceber a articulação das disciplinas a partir:                                                                                                                           
 a)  Do trabalho – enquanto uma das principais atividades humanas   produtoras de riqueza e formas de interação do ser humano com a natureza e com o mundo social.           
  b)Da história social das obras culturais – que implica apreender o movimento histórico no processo de produção do conhecimento e compreendendo-o enquanto transitório.      
                                                                   
Desenvolver no aluno a prática da política da igualdade, respeitando a diversidade.


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